domingo, 28 de outubro de 2012
Alimentar-se de forma rápida, barata e saudável é possível
TERRINE DE ABOBRINHA, FEITO EM CASA , com tomate seco, ervas frescas, e queijo Minas!!!!!!!!!
http://opiniaoenoticia.com.br/vida/saude/alimentar-se-de-forma-rapida-barata-e-saudavel-e-possivel/
A
nutricionista da 33ª Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, Gisela Peres, engrossa o coro em prol dos congelados caseiros. Ela lembra que congelar os produtos em porções individuais é uma medida simples, que acaba poupando tempo e dinheiro porque nada se perderá esquecido na geladeira. “E muito prático finalizar uma refeição congelada, mas se ela for comprada pronta, na maioria das vezes, contém conservantes, corantes estabilizantes, muito sal e poucos nutrientes”.
Outra opção que não deve ser diária, mas pode ser nutritiva, é o sanduíche caseiro, que, para ser saudável, deve ser feito com alguns ingredientes em substituição a outros: o pão branco deve dar lugar ao pão integral ou centeio; o queijo branco pode substituir o amarelo; o requeijão à manteiga ou maionese; cortes magros assados de carnes ao invés de mortadela, presunto ou salame. Hortaliças como folhosos e tomate estão liberados.
Na rua, procurar locais mais vazios e de rápido atendimento, para que se possa fazer uma refeição completa e com calma, é o mais recomendado. Outra sugestão é buscar estabelecimentos que vendem produtos naturais, pois eles tendem a ser mais saudáveis. Lanchonetes que permitem ao cliente montar seu próprio sanduíche é outra saída.
“Não devemos nos esquecer de que a alimentação na rua pode ser perigosa pois não sabemos a forma e o horário de preparo. Prefira alimentos de baixo risco, evitando itens como maionese e ingredientes de origem animal picados, como frango, presuntos, etc..”, afirma Suzana.
Para os lanchinhos rápidos, durante o dia, também há segredinhos que substituem as frutas tradicionais e as barrinhas de cereais. Frutas oleaginosas, como castanhas, amendoim, nozes, são muito energéticas e promovem boa saciedade. Há embalagens com uma mistura de várias delas no mesmo pacote. Os biscoitos integrais, salgados ou doces, por conterem cereais integrais também são capazes de enganar a fome.
Há ainda os iogurtes e leites fermentados, que suportam um determinado período fora da geladeira (cerca de duas horas) e são fáceis de serem consumidos, além de fornecem nutrientes importantes como cálcio e proteínas.
Segundo Gisela, fazer compras no dia da folga e planejar o que será consumido durante a semana é uma das estratégias para deixar tudo no esquema para os dias de cansaço e evitar comprar o que não será consumido. Ela lembra que a receita da vovó de comprar produtos da safra continua valendo. Além do preço mais baixo, as características nutricionais estão preservadas: “Nem todo alimento mais caro é mais saudável. Sardinha, fígado de galinha, ovos, as sementes e os cereais são exemplos de alimentos nutritivos e baratos”.
Confira mais algumas dicas sugeridas pela nutricionista Gisela Peres:
- Lave e escalde em água fervente os vegetais, tais como brócolis, couve-flor, vagem, repolho, cenoura e ervilha. Separe e congele em porções individuais, em embalagens descartáveis e esterilizadas.
- Divida em porções também as carnes, prepare e congele.
- Arroz e feijão também podem ser congelados prontos, em porções individuais, assim como frutas, descascadas e picadas ou batidas concentradas.
- Se puder, leve o almoço de casa para o trabalho
- Em restaurantes a peso, evite as preparações com molhos e frituras porque além de muito gordurosos, pesam mais, encarecendo a refeição.
- Tenha sempre duas porções de frutas fáceis de transportar, como banana maçã, pêra, tangerina na bolsa ou mochila, uma para comer no meio da manhã e outra à tarde.
- Se no trabalho houver geladeira, mantenha iogurte, pão integral e fruta
- Substitua amendoim como aperitivo por semente de girassol e semente de abóbora (que também podem ser trituradas). Troque também a farinha colocada nas refeições por linhaça torrada e levemente salgada.
- Quando se tem muita pressa, eventualmente, faça um lanche com um sanduíche natural com queijo minas e peito de peru, salada, suco de frutas ou água de coco.
DE VOLTA AO TOPO
comentários: (2)
/vida/saude/alimentar-se-de-forma-rapida-barata-e-saudavel-e-possivel/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário