quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A formação de hábitos saudáveis na criança, exige disciplina, amor, carinho e colaboração de todos da casa.

Entrevista sobre aleitamento materno , concedida para a Revista Estação Metrô RJ



Hábitos alimentares saudáveis na primeira infância

  • Atá o sexto mês não se faz necessário a complementação com papinhas e/ou mamadeiras, o leite materno supre perfeitamente as necessidades nutricionais do bebê, inclusive de água.
  •          Casos isolados, sob orientação, há que se complementar a partir do primeiro mês,  com 10 a 20 ml(Meia Chuca, com furinho bem pequeno no bico) , aumentando gradativamente, chegando a 100 ml até o sexto mês.
de suco de laranja lima coado e espremido na hora, oferecido no meio da manhã , enquanto está no banho de sol.
  •          A partir daí tem o inicio de papinhas de frutas, no meio da tarde, amassada banana prata madura, com farinha especifica e de fácil digestão, tal como aveia em flocos finos,ou maçã ou pera raspada, ou batida com leite indicado pelo Pediatra ou Nutricionista
  •       Não se faz uso de mel até 1 ano e nem tem necessidade de adicionar açúcar, pois as frutas já contem a frutose necessária.
 Introduzir aos poucos um a um os alimentos até observar a reação de tolerância do bebê, porque  se no primeiro dia já é oferecida uma sopa completa, e tenha alguma reação, nunca se saberá o que causou...
                     

                       Receita de sopa completa e saudável. Para almoço e jantar que deve ser iniciado em torno dos seis meses e meio.

100 g de mùsculo
1 fatia de cebola
1 colher de café de manteiga ou azeite para refogar.
1/4 de chuchu,
1/2 cenoura ou 1 pedaço de abobora
bertalha 4 folhas,
1 tomate sem pele e sem semente
1 batata, ou 1 inhame ou 1 batata baroa,
1 pitada de sal( de preferência sal grosso triturado em liquidificador)
refogar a carne, cozinhar  em panela de pressão( Você poderá fazer isso para  ate 5 dias, então  500 g de carne)  e congelar em potinhos separadas e porções iguais.
A cada dia, coloca-sem os legumes bem higienizados e descascados, deixando cozinhar bem de preferencia com água filtrada. Depois passar por peneira fina para a retirada das fibras que nessa idade não são bem aceitas pelo intestino do bebê.( não serve liquidificador), distribuindo entre 2 porções.
Depois de todos os vegetais já introduzidos, e variando a cada dia, faz a necessidade de começar a introduzir ovo cozido, primeiro e bom tempo até os nove meses, somente a clara também passada pela peneira, e caldo de feijão, feito sem carnes  gordurosas e temperos artificiais.
A partir da dentição, já poderá ser introduzido macarrão ou arroz e a sopa amassada ao invés de ser passada pela peneira.. A mastigação é muito importante, pois exercita os músculos da face, desenvolve a inteligência, e educa a porção a ser ingerida pela criança, portanto evite de bater no liquidificador.
Quando a criança começar a comer com suas próprias mãos, faça com que ela sinta parte integrante da mesa da família, e que todos estão comendo com ela, com tranquilidade e os mesmos alimentos.
Nunca chantageie , prometendo recompensas se comer tudo e nunca esconda ou mascare um alimento. A boa aparência do prato, bem feito, colorido de sabor e aromas agradáveis , sempre serão bem aceitos.
As sobremesas deverão ser sempre frutas e os sucos, ( oferecidos no copo, nunca mamadeira)sempre espremidos na hora e bem variados de qualidade..Importante não ser oferecido liquido junto a refeição para não formar esse habito ruim.
Lembre-se sempre que a Mãe é o único responsável pelo que oferece a seu filho e formar seu hábito saudável para a vida adulta., ele nunca gostará de refrigerantes , balas, doces, frituras, enquanto ele não conhecer.
Mesmo assim até os dois anos de idade o leite materno deve e pode ser oferecido pela manhã e anoite, quando a mãe já voltou do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário