segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Ceia de Natal: delícia light

. A nutricionista da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Gisela Peres, explica que trocar determinados alimentos é o segredo para provar todas as delícias sem culpa.http://revistabemestar.wordpress.com/2013/12/05/ceia-de-natal-delicia-ligh


t/

A tradicional ceia natalina é uma grande tentação. Com alimentos diferentes do que costumamos comer em nosso dia a dia, ela aparece como um dos nossos melhores presentes de Natal. Porém, a beleza das frutas cristalizadas, dos molhos e alimentos um tanto gordurosos nos salta aos olhos. Mas, evitar a tentação de ingerir calorias desnecessárias e nutrientes em excesso pode ser muito mais fácil do que se imagina. A nutricionista da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Gisela Peres, explica que trocar determinados alimentos é o segredo para provar todas as delícias sem culpa.
“A nossa ceia de Natal é baseada em hábitos e costumes da Europa, continente muito frio em dezembro. Os alimentos utilizados são altamente calóricos, ajudando a aumentar a temperatura corporal para suportar os dias tão frios. Mas, como moramos em um país tropical, podemos substituir os ingredientes por outros menos calóricos. Trocar a manteiga pelo óleo de oliva, tirar a pele do peru ou temperar a salada com molho de iogurte são dicas que fazem a diferença na balança”.
Gisela também sugere a troca dos famosos pistaches e castanhas por sementes de abóbora, que também podem ser transformadas em farinha, substituindo a tradicional. Além disso, ela diz que trocar qualquer tipo de doce por frutas frescas é uma opção muito boa para a saúde e também para manter a forma. “Nós temos que aproveitar o que o nosso país oferece. Além do mais, nenhum alimento fresco faz mal à saúde”, ressalta.
Quem está de dieta pode abusar um pouquinho no fim do ano?
Para Gisela, a resposta é um leve e delicioso “sim”. “O prazer é algo primordial e sair da linha apenas uma vez não tem problema algum. Esquecer da dieta restritiva apenas uma vez é um fato isolado, por isso não precisamos nos preocupar. O que acontece, muitas vezes, é que as pessoas começam a sair da dieta no início da semana do Natal e estendem o período de comilança até o Ano Novo. Aí deixa de ser um fato isolado”.
É importante lembrar também que as calorias são apenas uma parte do problema. Ingerir muitas calorias engorda, mas se alimentar de “calorias vazias” (que podem ser exemplificadas por alimentos como empadinhas, bolos e salgadinhos) é pior ainda, pois a pessoa não fica saciada.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Dieta vegetariana pode prejudicar a saúde bucal.

"Tanto a carência dessas vitaminas, quanto seu excesso, fazem mal. Como elas não são eliminadas pela urina, ficam armazenadas do organismo. Por isso é preciso orientação de um especialista na hora de montar o cardápio”, lembra Gisela.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/saude-bucal/dieta-vegetariana-pode-prejudicar-saude-bucal-especialistas-explicam-10885688.html#ixzz2mFFLFmS4

APRENDA A FAZER IOGURTE CASEIRO

Thamyres Dias
Tamanho do texto A A A
Ele é famoso por suas propriedades nutricionais e tem lugar reservado na geladeira de quase todo adepto das dietas de emagrecimento. E o melhor: pode ser feito em casa, sem adição de conservantes. A nutricionista Gisela Peres ensina a receita que, além de ajudar a eliminar alguns quilinhos, também melhora o funcionamento intestinal e é uma grande fonte de cálcio: cada porção de 200ml tem quase 300mg do mineral. Aproveite!
Ingredientes:
- 1 litro de leite (pode ser de saquinho ou caixinha)
- 1 pote de iogurte natural
- 3 colheres de sopa de leite em pó
Modo de fazer:
- Ferva o leite em fogo baixo e deixe esfriar até uma temperatura de aproximadamente 40 graus (morno)
- Coloque o leite em um recipiente de vidro e misture o iogurte e o leite em pó
- Cubra com um pano fino bem limpo e deixe por 12 horas em temperatura ambiente
- Após esse período, conserve em geladeira. O iogurte tem validade de até uma semana
- Lave o pote do iogurte natural utilizado no preparo e guarde nele parte do iogurte caseiro. Ele pode ser usado como base para o preparo de uma nova receita


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/aprenda-fazer-um-iogurte-caseiro-rico-em-nutrientes-delicioso-economico-9911318.html#ixzz2mFDkqgNs

Como escolher o adoçante?

Camilla Muniz
Tamanho do texto A A A
Aspartame, sacarina, ciclamato, stévia, sucralose... São tantos os adoçantes disponíveis no mercado que qualquer consumidor fica confuso na hora de escolher qual produto levar para casa. Mais do que o preço, o que deve pesar na decisão é a saúde e os riscos que cada substância pode trazer.
Considerado vilão, o aspartame é a pior opção, de acordo com especialistas, por ser danoso ao cérebro. Já a stévia é natural (derivada de uma planta) e não tem efeitos colaterais.
— Menos usual, mas uma ótima opção é o xilitol, que não faz mal ao organismo e tem sabor muito similar ao açúcar. O único cuidado deve ser em relação à quantidade, pois o exagero pode causar diarreia — diz a nutricionista funcional Flávia Cyfer.
Ciclamato e sacarina contêm sódio e devem ser evitados por hipertensos, segundo a nutricionista funcional Gabriela Maia. Estudos mostram que as substâncias, respectivamente, potencializam agentes cancerígenos e podem aumentar o risco de câncer de bexiga. A sucralose vem sendo relacionada à eliminação da flora bacteriana boa do intestino.
Decisão polêmica
Entre adoçante e açúcar, o que é melhor para a saúde? A questão divide até mesmo os profissionais de saúde. Para a nutricionista funcional Gabriela Maia e o endocrinologista Tércio Rocha, quem não sofre de diabetes deve consumir açúcar, de preferência o mascavo — que conserva nutrientes —, sempre evitando o exagero.
— O adoçante deve ser utilizado sempre com indicação, pois são substâncias em sua grande maioria, artificiais — explica Maia.
— Em pequenas quantidades, até uma colher de sopa para adoçar um café ou suco, o melhor é o açúcar mascavo. Mas do que isso, recomendo adoçante — afirma Rocha.
Já para a nutricionista funcional Flávia Cyfer, o adoçante — stévia ou xilitol — sempre é mais seguro:
— Açúcar inflama o organismo e deleta nutrientes.
Alternar o uso de substâncias protege a saúde
Seja com açúcar, seja com adoçante, o segredo é moderação. O abuso do primeiro pode causar cárie, irritação gástrica, obesidade, diabetes tipo 2 e depressão. Já o consumo excessivo do segundo pode provocar câncer , alterações hepáticas e intestinais, alergias e intolerâncias alimentares, diz o endocrinologista Tércio Rocha.
— Sempre que possível, o ideal é alternar o uso de substâncias adoçantes. Assim não se recebe uma overdose química — opina a nutricionista Gisela Peres, da Santa Casa de Misericórdia do Rio.



terça-feira, 19 de novembro de 2013

Tudo que você precisa saber para escolher um bom azeite"EXTRA VIRGEM" tenho usado o das azeitonas HOJIBLANCA,e passo a passo de chuchu refogado.

 O azeite de oliva é um tipo de óleo vegetal, produzido do fruto da oliveira, existindo aproximadamente 270 tipos de azeitonas, e somente 24 são utilizadas para a produção.
A classificação se da a partir de suas caracteristicas organolepticas(cor e aroma), analiticas(acidez e outros dados quimicos) e pelo processo extrativo( prensagem) e assim dividido em tres tipos:
1- Azeite extra-virgem
Obtido atraves da prensageme mecanica dos frutos , sem adição de outras substancias, obtendo um oleo de sabor e aroma impecaveis, apresentando cerca de 1% de acidez.
2- Azeite Virgem
Obtido pelo mesmo processo, diferenciando apenas a materia prima , com frutos nem tão selecionados, e ou em alguns casos, segunda prensagem, obtendo um produto de sabor e aroma marcantes com acidez em torno de 2%.
3- Azeite Puro
Composto por azeite refinado e azeite virgem, obtendo-se no produto final 1,5% de acidez.
As frações de acidez acima de 3,3% obtidas atraves da prensagem, passam por um refinamento para eliminação dos defeitos de sabor e aroma desagradaveis , obtendo-se então , o Azeite de Oliva.
O azeite extra-virgem é rico em acidos graxos monoinsaturados, como o acido oleico, que melhoram o perfil de gorduras no sangue, abaixando os niveis de colesterol ruim, e aumentando o bom, quando adicionado a alimentação saudável e equilibrada. e para não exceder ao valor calorico total , limitar  a quantidade  a 2 colheres de sopa diarias, oo equivalente a 64 calorias.
Por ser prensado a frio, é tão puro, que pode ser comparado a um suco de frutas, preservando os antioxidantes contidos na azeitona,  na sua totalidade, os polifenois, e a vitamina E, que colaboram para inibir as placas de gorduras nas artérias, inibição do crescimento de tumores cancerigenos, redução da pressão arterial, no controle do diabetes evitando picos de glicemia,no retardamento da evolução do Alzheimer pela inibição de radicais livres circulantes, e favorecendo a longevidade tornando o envelhecimento celular mais lento.
os efeitos podem ser notados tambem , na manutenção da elasticidade da pele,  e cabelos saudaveis .
Por ser um produto rico em nutrientes, sensiveis a luz e ao calor, recomenda-se conserva-lo em vidro escuro, e não aquecer a ponto de cocção ou fritura para que não se percam os nutrientes por oxidação das moléculas..
Antes de comprar um azeite, ler atentamente o rotulo, certificando-se da autenticidade e qualidade,  verificando se a origem da produção é a mesma de quem esta envasando e distribuindo o produto, dando preferencia aos de vidro escuro e com acidez dentro dos padrões recomendados de no maximo 0,8% para os Extra-virgens E ao prazo de validade;
Pode ser consumido puro, em molhos para saladas, no preparo de bolos e tortas, em substituição  a outros oleos vegetais,, na fabricação de SORVETES, em substituição as gorduras, 
 ja cormecializado em alguns Paises, ou aromatizado com limão ou ervas em saladas de frutas e ou calda de  bolos e tortas doces.


Gisela Peres
Nutricionista Clinica




Como saber se o azeite é extra virgem?
Coloque o azeite na geladeira e mantenha por aproximadamente 48 horas.Depois desee empo ele devera apresenta-se bem espesso.

O azeite que estou usando no momento, da azeitona HOJIBLANCA
Isso acontece, porque o ponto de fusão (transformação de líquido para sólido) do azeite acontece na temperatura de 13-14° C, ou seja, com o abaixamento da temperatura o azeite deverá solidificar, e apresentar-se na forma  quase pastosa.
Para ilustrar e saber a diferença entre a prensagem a frio e regiões  produtoras, frutos selecionados, colhidos a a noite, quando estão  frios também, e conservados em vidro escuro, que impede a passagem de luz e consecutivamente a oxidação do produto.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

. A nutricionista Gisela Peres ensina a receita que, além de ajudar a eliminar alguns quilinhos, também melhora o funcionamento intestinal e é uma grande fonte de cálcio: cada porção de 200ml tem quase 300mg do mineral. Aproveite!

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/aprenda-fazer-um-iogurte-caseiro-rico-em-nutrientes-delicioso-economico-9911318.html#ixzz2l1xWdluv
Publicado em

Aprenda a fazer um iogurte caseiro rico em nutrientes, delicioso e econômico

Iogurte caseiro é ótima fonte de cálcio para o café da manhã
Iogurte caseiro é ótima fonte de cálcio para o café da manhã Foto: Gustavo Stephan / Agência O Globo
Thamyres Dias
Tamanho do texto A A A
Ele é famoso por suas propriedades nutricionais e tem lugar reservado na geladeira de quase todo adepto das dietas de emagrecimento. E o melhor: pode ser feito em casa, sem adição de conservantes. A nutricionista Gisela Peres ensina a receita que, além de ajudar a eliminar alguns quilinhos, também melhora o funcionamento intestinal e é uma grande fonte de cálcio: cada porção de 200ml tem quase 300mg do mineral. Aproveite!
Ingredientes:
- 1 litro de leite (pode ser de saquinho ou caixinha)
- 1 pote de iogurte natural
- 3 colheres de sopa de leite em pó
Modo de fazer:
- Ferva o leite em fogo baixo e deixe esfriar até uma temperatura de aproximadamente 40 graus (morno)
- Coloque o leite em um recipiente de vidro e misture o iogurte e o leite em pó
- Cubra com um pano fino bem limpo e deixe por 12 horas em temperatura ambiente
- Após esse período, conserve em geladeira. O iogurte tem validade de até uma semana
- Lave o pote do iogurte natural utilizado no preparo e guarde nele parte do iogurte caseiro. Ele pode ser usado como base para o preparo de uma nova receita


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/aprenda-fazer-um-iogurte-caseiro-rico-em-nutrientes-delicioso-economico-9911318.html#ixzz2l1zitofR

Alimentação gordurosa na gravidez pode atrapalhar formação dos dentes dos bebês

http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/saude-bucal/alimentacao-gordurosa-na-gravidez-pode-atrapalhar-formacao-dos-dentes-dos-bebes-9879196.html
explica a nutricionista da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Gisela Peres.
Quando a mulher grávida exagera nas frituras, nas massas e pães brancos, nos embutidos (linguiça, salsicha, presunto, etc.) ou nos doces, ela tem uma sensação de saciedade momentânea, que esconde a chamada "fome oculta" - a necessidade do organismo de vitaminas e minerais para manter a saúde e, é claro, para estimular o desenvolvimento do bebê.
"A futura mamãe deve ter uma alimentação bem próxima do natural, com legumes e verduras variados, pouco sal, carnes magras e bastante líquido. Para as massas, dar preferência às integrais, que têm uma digestão mais demorada e são ricas em vitaminas do Complexo B", lembra ainda a nutricionista.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/saude-bucal/alimentacao-gordurosa-na-gravidez-pode-atrapalhar-formacao-dos-dentes-dos-bebes-9879196.html#ixzz2l1i9cL7T
Thamyres Dias
Tamanho do texto A A A


Alimentação adequada da mãe é fundamental para que a criança tenha dentes fortes Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

Quem olha um bebê recém-nascido muitas vezes não imagina, mas ele já tem todos os dentes decíduos (os chamados "dentinhos de leite") formados, prontos para aparecerem na boca por volta dos seis meses de vida. A formação acontece ainda durante a gravidez e a alimentação da futura mamãe tem um papel fundamental nesse processo. A carência de nutrientes - especialmente do cálcio - e o excesso de gorduras e carboidratos simples (massas, pães brancos, doces, etc.) podem produzir uma dentição mais frágil na criança.
"Costumo brincar com as pacientes que aquele ditado 'a gente é o que a gente come' pode ser substituído por outro: 'a gente é o que a nossa mãe come'. A alimentação na gestação é responsável por grande parte do bom funcionamento do corpo do bebê ao nascer. Ela é o alicerce para a formação de dentes fortes, para a saúde da língua e das mucosas", explica a nutricionista da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Gisela Peres.
Quando a mulher grávida exagera nas frituras, nas massas e pães brancos, nos embutidos (linguiça, salsicha, presunto, etc.) ou nos doces, ela tem uma sensação de saciedade momentânea, que esconde a chamada "fome oculta" - a necessidade do organismo de vitaminas e minerais para manter a saúde e, é claro, para estimular o desenvolvimento do bebê.
"A futura mamãe deve ter uma alimentação bem próxima do natural, com legumes e verduras variados, pouco sal, carnes magras e bastante líquido. Para as massas, dar preferência às integrais, que têm uma digestão mais demorada e são ricas em vitaminas do Complexo B", lembra ainda a nutricionista.
Cálcio
Até o terceiro mês de gestação, o ideal é que a mulher consuma ao menos três porções de alimentos ricos em cálcio por dia. No café da manhã e nos lanches, as principais fontes do nutriente são o leite (prefira o semidesnatado ou o desnatado, que têm menos gordura), o iogurte, os queijos brancos e a aveia.
Já no almoço e no jantar, o cardápio rico em cálcio deve ter vegetais escuros (brócolis, agrião, couve, rúcula, bertalha, chicória etc). Outros alimentos, ricos em vitamina D, potencializam a ação do cálcio. Alguns exemplos são os peixes, principalmente a sardinha e o atum, o ovo cozido e o fígado bovino. Por outro lado, bebidas como refrigerantes, café, chá preto, mate e chocolate, quando ingeridas perto das refeições, podem atrapalhar a absorção do mineral.
Após o terceiro mês de gravidez, as quantidades de cálcio devem ser reajustadas com a ajuda de um nutricionista, de acordo com a idade e os hábitos de vida da gestante.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/saude-bucal/alimentacao-gordurosa-na-gravidez-pode-atrapalhar-formacao-dos-dentes-dos-bebes-9879196.html#ixzz2l1ipVDKk

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Meu bolo de legumes, assado



Receita,
Descasque e pique legumes variados,

Para esse usei, 2 cenouras 1 chuchu, meio pimentão vermelho, meio pimentão vermelho, 1 espiga de milho, folhas de bertalha, e ervilhas frescas.
Doure uma cebola roxa ou branca , dentes de alho em 1 colher de margarina light, refogue os legumes, tempere com sal grosso, deixe abafado até secar a agua deles proprios,
Separado bata 4 ovos inteiros, misture 1 colher de margarina light, 1 colher de sopa de queijo ralado light, 1 colher de cha de amido de milho, 2 copos de leite,
Junte os legumes ,  despeje num refratario untado, salpique queijo ralado, e leve a assar num refratario untado.

Bom Apetite !!!



terça-feira, 17 de setembro de 2013

Flor de alface americana, com 7 cereais, e creminho light. de bacalhau com cenoura.

Hoje resolvi o meu jantar de uma forma muito rápida e pratica.


  • Essa flor de alface  americana, temperada com azeite e balsâmico, nadinha de sal, recheada de 7 cereais cozidos em água e pouco sal, no microondas.  Bacalhau  cozido e desfiado, refogado com cebola e cenoura ralada, e um molhinho branco bem light, com leite desnatado e 1 colher de chá de amido de milho.
  • # FicaAdica , saudável , de preparo rápido e baixo custo, podendo ser substituído por frango e requeijão light.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Alimentar-se de forma rápida, barata e saudável é possível/ passo a passo de beringelas e abobrinhas ao sal grosso assadas

article image
Castanhas-do-pará, nozes, sementes de linhaça são alternativas saudáveis (Reprodução/Internet)
ALIMENTAÇÃO












Nutricionistas dão dicas sobre como não cair na tentação da praticidade de produtos calóricos. Por Fernanda Dias

fonte | A A A

Economize tempo e gas.
Limpe bem um peito de frango, com osso,
 retire a camada de gordura debaixo da pele, cubra de sal grosso, alecrim e uma cabeça de alho com casca

corte abobrinha e berinjelas, UNTE UM TABULEIRO,

DISPONHA AS FATIAS,
TEMPERE COM SAL GROSSO, ERVAS, CEBOLA,
PIMENTÃO VERMELHO E UVAS PASSAS,
REGUE COM UM FIO DE AZEITE,



FORNO QUENTE
BERINJELAS E ABOBRINHAS PRONTAS,
 CROSTA DO FRANGO SOLTANDO.


CROSTA RETIRADA , MAIS UNS MINUTINHOS,
DOURADO, RETIRE DEIXE ESFRIAR,
COMA EM SEGUIDA OU CONGELE PARA AS PROXIMAS SEMANAS.







A dieta vai indo muito bem. Até que, depois de um dia de trabalho mais exaustivo, devorar os congelados e embutidos que estão na geladeira parece ser a opção mais prática para saciar a fome. Pronto, lá se foi o empenho por água abaixo. Na tentativa de se fazer uma reeducação alimentar, gastar pouco é outro grande desafio. Os quilinhos a menos na balança quase sempre representam um peso extra no bolso. É só aparecerem etiquetas com as inscrições “light”, “livre de agrotóxicos” ou “sem glúten” para os preços saltarem. Mas, não adianta usar essas dificuldades como desculpas para se atracar às calorias. Nutricionistas ouvidos pelo Opinião e Notícia garantem que é sim possível se alimentar de forma saudável, rápida e sem gastar muito.
A professora do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Suzana de Freitas lembra que a melhor forma de comer bem é, sem dúvida, sentar-se à mesa e saborear com tempo uma refeição completa. Mas, ela ressalta que, mesmo na pressa, existem alternativas para comer bem: “Para elaborar um jantar rápido, pode-se utilizar cereais pré-cozidos, como arroz ou macarrão, evitando aqueles que contenham aditivos ou gordura hidrogenada. Comprar cortes de carnes já na porção desejada e temperada (ou temperar de véspera) para só passar rapidamente na frigideira depois é outra opção”, afirma ela, acrescentando que uma boa estratégia é ter sempre na geladeira hortaliças que só precisam de corte e higienização para o consumo, como, por exemplo, alface, chicória e agrião.
Outra alternativa rápida e saudável ao se chegar em casa, de acordo com Suzana, são as preparações contendo ovos. É possível fazer uma omelete caprichada e saborosa recheada com castanhas-do-pará, nozes, sementes de linhaça e gergelim, ervas finas, orégano, queijo, etc. “O ovo é um alimento saudável por si só e complementá-lo com ingredientes prontos e saborosos o transforma facilmente em uma mini-refeição muito prática e rápida de preparar”, ressalta a nutricionista.
As sopas podem ser outra espécie de carta na manga, mas não vale trapacear e utilizar as industrializadas de pacotinho. Há sopas rápidas e fáceis de serem preparadas mesmo sendo naturais, como a feita a partir da sobra do feijão. Canja e sopa de legumes requerem mais tempo, mas podem ser feitas em grande quantidade e congeladas em porções individuais. “Antes de ir ao trabalho, basta retirar a porção do freezer e deixar na geladeira. Ao chegar em casa, é só aquecer”, diz Suzana.
A nutricionista da 33ª Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, Gisela Peres, engrossa o coro em prol dos congelados caseiros. Ela lembra que congelar os produtos em porções individuais é uma medida simples, que acaba poupando tempo e dinheiro porque nada se perderá esquecido na geladeira. “E muito prático finalizar uma refeição congelada, mas se ela for comprada pronta, na maioria das vezes, contém conservantes, corantes estabilizantes, muito sal e poucos nutrientes”.
Outra opção que não deve ser diária, mas pode ser nutritiva, é o sanduíche caseiro, que, para ser saudável, deve ser feito com alguns ingredientes em substituição a outros: o pão branco deve dar lugar ao pão integral ou centeio; o queijo branco pode substituir o amarelo; o requeijão à manteiga ou maionese; cortes magros assados de carnes ao invés de mortadela, presunto ou salame. Hortaliças como folhosos e tomate estão liberados.
Na rua, procurar locais mais vazios e de rápido atendimento, para que se possa fazer uma refeição completa e com calma, é o mais recomendado. Outra sugestão é buscar estabelecimentos que vendem produtos naturais, pois eles tendem a ser mais saudáveis. Lanchonetes que permitem ao cliente montar seu próprio sanduíche é outra saída.
“Não devemos nos esquecer de que a alimentação na rua pode ser perigosa pois não sabemos a forma e o horário de preparo. Prefira alimentos de baixo risco, evitando itens como maionese e ingredientes de origem animal picados, como frango, presuntos, etc..”, afirma Suzana.
Para os lanchinhos rápidos, durante o dia, também há segredinhos que substituem as frutas tradicionais e as barrinhas de cereais. Frutas oleaginosas, como castanhas, amendoim, nozes, são muito energéticas e promovem boa saciedade. Há embalagens com uma mistura de várias delas no mesmo pacote. Os biscoitos integrais, salgados ou doces, por conterem cereais integrais também são capazes de enganar a fome.
Há ainda os iogurtes e leites fermentados, que suportam um determinado período fora da geladeira (cerca de duas horas) e são fáceis de serem consumidos, além de fornecem nutrientes importantes como cálcio e proteínas.
Segundo Gisela, fazer compras no dia da folga e planejar o que será consumido durante a semana é uma das estratégias para deixar tudo no esquema para os dias de cansaço e evitar comprar o que não será consumido. Ela lembra que a receita da vovó de comprar produtos da safra continua valendo. Além do preço mais baixo, as características nutricionais estão preservadas: “Nem todo alimento mais caro é mais saudável. Sardinha, fígado de galinha, ovos, as sementes e os cereais são exemplos de alimentos nutritivos e baratos”.
Confira mais algumas dicas sugeridas pela nutricionista Gisela Peres:
- Lave e escalde em água fervente os vegetais, tais como brócolis, couve-flor, vagem, repolho, cenoura e ervilha. Separe e congele em porções individuais, em embalagens descartáveis e esterilizadas.
- Divida em porções também as carnes, prepare e congele.
- Arroz e feijão também podem ser congelados prontos, em porções individuais, assim como frutas, descascadas e picadas ou batidas concentradas.
- Se puder, leve o almoço de casa para o trabalho
- Em restaurantes a peso, evite as preparações com molhos e frituras porque além de muito gordurosos, pesam mais, encarecendo a refeição.
- Tenha sempre duas porções de frutas fáceis de transportar, como banana maçã, pêra, tangerina na bolsa ou mochila, uma para comer no meio da manhã e outra à tarde.
- Se no trabalho houver geladeira, mantenha iogurte, pão integral e fruta
- Substitua amendoim como aperitivo por semente de girassol e semente de abóbora (que também podem ser trituradas). Troque também a farinha colocada nas refeições por linhaça torrada e levemente salgada.
- Quando se tem muita pressa, eventualmente, faça um lanche com um sanduíche natural com queijo minas e peito de peru, salada, suco de frutas ou água de coco.
DE VOLTA AO TOPO
 comentários: (2)