segunda-feira, 26 de novembro de 2012

OS PERIGOS DAS VITAMINAS E MINERAIS EM EXCESSO






      • UMA ALIMENTAÇÂO EQUILIBRADA É SUFICIENTE PARA MANTER A SAÚDE!

         Perigos das vitaminas e minerais em excesso?/Existem dois tipos de suplementos para aumentar a performance, os que não funcionam e os que são proibidos.
        Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta , e não para substituir as refeições.
        São usados em situações especiais quando a ingesta alimentar insuficiente ou inadequada , em casos de atletas, e ou pacientes passando por quimioterapia ou crianças e idosos em processos infecciosos.
        Os polivitamínicos e suplementos proteicos ingeridos por conta própria e em casos que não se fazem reais necessidades oferecem um risco maior ,na maioria das vezes do que a carência deles.
        Os nutrientes contidos numa alimentação balanceada são capazes de suprir as necessidades diárias e facilmente absorvidos e liberados lentamente no organismo no decorrer do dia.
        Enquanto os sintetizados em laboratório, dose elevada , desnecessária, tomada de uma so vez, podendo causar desde intoxicações até tumores.
        Os Excessos e seus efeitos
        VIT A, dose unica elevada intoxicação aguda, e dose continuada intoxicação cronica, causando, sonolência, irritabilidade, cefaleia, vomito, e cronica, cabelo escasso e áspero, queda parcial das sobrancelhas, rachaduras labiais e pele seca e áspera.
        A GESTANTE deve estar atenta, pois essas doses são"cavalares" para o feto causando ma formação congênita nas primeiras semanas de gestação.


        • VIT D, o consumo 10 vezes maior que a quantidade recomendada durante vários meses, aumenta a concentração de cálcio no sangue, os sintomas iniciais, são perda do apetite, náusea e o vomito,sede excessiva, fraqueza, nervosismo, e a seguir, deposito por todo corpo inclusive nos rins, com hipertensão e lesão renal.


          • Vit E, aumenta a necessidade de VI k, que pode causar hemorragia em quem usa anticoagulantes.
            Complexo b, vai desde crises convulsivas ate destruição da medula espinhal
            Vit C em doses elevadas,, causam diarreia,. calculo renal( a pessoas suscetíveis)e alteração ciclo menstrual. e aqueles que interrompem o uso de repente,de doses altas apresentam o escorbuto de rebote.
            O Excesso de ferro é toxico e provoca vômito, diarreia e lesão intestinal. A longo prazo se deposita no organismo, tornando a pele com uma coloração bronzeada, e o individuo apresenta cirrose, câncer de figado, diabetes, insuficiência cardíaca e morre prematuramente
            Zinco, AS Grandes quantidades de zinco adquiridas através de alimentos e bebidas, em LATAS com revestimento de zinco(galvanizadas), produzem vômitos, e problemas gástricos.a Ingestão de 1 g ou mais pode ser fatal.
            Selênio, o excesso provoca queda de cabelo e unhas, erupção cutânea e lesões nervosas.
            Manganês , molibdênio e Iodo, causam sintomas específicos, ate mesmo pelo contato de pele daqueles que trabalham em Minas ou industrias.
            vale ressaltar que a maioria das águas que compramos hoje em dia, as ditas minerais não são naturais e sim adicionadas desses minerais e outros, . Sempre bom lembrar de trocar de marca a cada compra para evitar intoxicação pela composição que ela apresenta.
            • 1A suplementação para atletas cresce indiscriminadamente no mercado e milhares de pessoas buscam esse tipo de produto na esperança de mais saúde, beleza e rendimento. As promessas de resultados feitas pelos fabricantes não tem respaldo cientifico , podendo-se ate dizer que são pesquisas encomendadas.


              • O Atleta não ficará mais forte ou mais rápido, apenas consegue ficar mais tempo em atividade pelo ganho de energia..
                Até a cafeina em capsulas vem sido utilizada como promessa de acelerador de metabolismo, mas nessas doses também é considerada doping.
                Na verdade as carências nutricionais precisam ser avaliadas e identificadas pelo Nutricionista e assim em casos raros e extremos usar a suplementação adequada , mesmo de proteína,como complementação da dieta.

            Nenhum comentário:

            Postar um comentário