sábado, 31 de agosto de 2013

TABELA DE ÍNDICE GLICÊMICO


   O índice glicêmico é um indicador baseado na habilidade da ingestão do carboidrato (50g) de um dado alimento elevar os níveis de glicose sanguínea pós-prandial, comparado com um alimento referência, a glicose ou o pão branco.
- O corpo não absorve e digere todos os carboidratos na mesma velocidade;
- O índice glicêmico não depende se o carboidrato é simples ou complexo. Ex: o amido do arroz e da batata tem alto índice glicêmico quando comparado c/ o açúcar simples (frutose) na maçã e pêssego, os quais apresentam um baixo índice glicêmico.
- Fatores como a presença de fibra solúveis, o nível do processamento do alimento, a interação amido-proteína e amido-gordura, podem influenciar nos valores do índice glicêmico.
Alimentos de alto índice glicêmico (> 85)
Alimentos de moderado índice glicêmico (60-85)
Alimentos de baixo índice glicêmico (< 60)
ALIMENTO
IG
ALIMENTO
IG
Bolos87Cuscus93
Biscoitos90Milho98
Crackers99Arroz branco81
Pão branco101Arroz integral79
Sorvete84Arroz parboilizado68
Leite integral39Tapioca115
Leite desnatado46Feijão cozido69
Iogurte com sacarose48Feijão manteiga44
Iogurte sem sacarose27Lentilhas38
All Bran60Ervilhas68
Corn Flakes119Feijão de soja23
Musli80Spaguete59
Aveia78Batata cozida121
Mingau de aveia87Batata frita107
Trigo cozido105Batata doce77
Farinha de trigo99Inhame73
Maçã52Chocolate84
Suco de maçã58Pipoca79
Damasco seco44Amendoim21
Banana83Sopa de feijão84
Kiwi75Sopa de tomate54
Manga80Mel104
Laranja62Frutose32
Suco de laranja74Glicose138
Pêssego enlatado67Sacarose87
Pêra54Lactose65

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Frutas do cerrado, contem mais antioxidantes do que a maçã, e a leguminosa faveira ja exportada para medicamentos.


http://vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com.br/2011/05/frutas-do-nosso-cerrado-vale-pena.html

http://timblindim.wordpress.com/arvores/faveiro/
http://www.youtube.com/watch?v=emKE0AzNgmc
http://www.youtube.com/watch?v=lEh9WpttKu0
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fava-d-anta/fava-d-anta.php

Minha Receita de repolho roxo com maçã e canela..



repolho-roxo
O REPOLHO ROXO tem as folhas dessa cor. É a variedade mais rica em nutrientes e substâncias antioxidantes.
  • Ótima fonte de vitamina C, o repolho também é rico em vitamina A e vitamina B6, além de possuir substâncias antioxidantes, associadas a um menor risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. Rico em proteína, ferro, potássio, cálcio, magnésio, fibras, etc.

























  • Benefícios
  • Estimula o crescimento do cabelo; 
  • * Fortalece a parede do estômago contra os ataques ácidos; 
  • * Auxilia a combater a tuberculose; 
  • * Estimulante da digestão; 
  • * Age contra as infecções; 
  • * Hepatoprotetor;
  • * Auxilia no crescimento e formação dos dentes; 
  • * Combate gripes e resfriados; 
  • * Previne diversos tipos de câncer, é Carniestático (recupera a célula e evita a sua propagação);


Receita de repolho roxo com maçã e canela

Doure no azeite duas cebolas , 2 maças fuji, e 2 dentes de alho cortados finosAcrecente meio repolho roxo cortado fino que ja ficou mascerado no vinagre de maçã,com canela em pó.Deixe cozinhar um pouco ate murchar, junte as passas, prove o sal ajuste sempre com sal grosso triturado, e regue com azeite extra virgem.
GISELA PERES NUTRICIONISTA CLINICA, SANTA CASA DA MISERICORDIA RJ< CONSULTORIO PARTICULAR
 COM EXTENSÃO EM GASTRONOMIA

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Meu frango com tangerina e gengibre







Frango com Tangerina e Gengibre
Receita,
Cortar em tiras um peito de frango, untar uma frigideira com oleo, dourar 1 cebola em fatias finas, 4 dentes de alho inteiros, 1 pedaço de gengibre ralado, 1 cenoura ralada em ralador grosso. Adicionar o frango, dourar bem, temperar com sal grosso moido, adicionar suco de duas tangerinas, e 1 colher de café de amido de milho.













A tangerina, também conhecida como mexerica ou polkan, é uma fruta cítrica de origem asiática.
Possui um formato arredondado (com gomos) e, quando madura, apresenta uma casca de cor alaranjada.
A árvore que produz este fruto adapta-se em regiões de climas tropical e sub-tropical, pois precisa de uma boa quantidade de umidade para se desenvolver.
É uma fruta que apresenta uma quantidade razoável de sais minerais (cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio e ferro).
Apresenta também vitaminas como, por exemplo, A, C e do complexo B.
No Brasil, o período de safra desta fruta vai de abril a setembro.
Não é muito calórica, apresentando por volta de 40 calorias por 100 gramas.
As espécies mais conhecidas são: polkan, cravo, dancy e montenegrina.
Possui um bom efeito diurético, sendo bom também para o funcionamento do sistema digestivo.
Pode-se aproveitar a casca para a produção de doces e geléias, pois é rica em vitaminas




O que é o gengibre

Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

Outros nomes do gengibre

Mangarataia, mangaratiá                       

Principais nutrientes do gengibre

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.
As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal. 
A raiz é composta por vitamina B6, assim como nos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. Como trata-se de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar as preparações. Note que a tabela de valores nutricionais abaixo considera 100g de gengibre, porém o uso numa receita pode não alcançar a 2g.
Composição do gengibre para cada 100 g
Água (g)78,88
Calorias (Kcal)80
Proteínas (g)1,82
Lipídios totais (g)0,75
Carboidratos (g)17,77
Fibras (g)2
Cálcio (mg)16
Ferro (mg)0,6
Magnésio (mg)43
Fósforo (mg)34
Potássio (mg)415
Sódio (mg)13
Zinco (mg)0,34
Cobre (mg)0,22
Manganês (mg)0,22
Selênio (mcg)0,7
Vitamina C (mg)5
Tiamina (mg)0,025
Riboflavina (mg)0,034
Niacina (mg)0,75
Vitamina B6 (mg)0,16
                                                        

Benefícios do gengibre

O gengibre é referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos. Não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases 
A raiz também é bastante utilizada para combater omau hálitocólica menstrual e até ressaca. Graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse ebronquite. A planta integra a formulação de xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica.
O óleo extraído do vegetal é apontado como eficaz no tratamento de queimaduras. Além disso, o gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.

Por que o gengibre ajuda a emagrecer

Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia. Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são osalimentos termogênicos, como o gengibre. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.
Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. As substâncias termogênicas contidas no gengibre têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem favorecer o emagrecimento.
O gengibre pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. No entanto, sabe-se que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que o consumo de gengibre com este objetivo mostre resultado, é necessário aliá-lo à dieta regrada e exercícios físicos.

Onde encontrar o gengibre

O gengibre pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais.       

Como consumir o gengibre

O gengibre pode ser consumido cru, em conserva, como chá ou como óleo. Ele ainda é usado em alimentos e bebidas como agente aromatizante.
  • Chás: a infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos
  • Na panela: o gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. Cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos
  • Sucos: tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo. O suco gera mais disposição para o corpo, melhora a aparência da pele e o funcionamento do intestino. Para ficar mais saboroso, bata no liquidificador com abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão.
  • Pedaços: mastigar as lascas de gengibre, assim como chupar a bala, ajuda a aliviar a rouquidão e irritações na garganta, mas é preciso atenção, pois, elas somente mascaram a dor. O gengibre irá aliviar os sintomas até que o corpo se encarregue de curar a doença.

Contraindicações para o consumo de gengibre

A princípio, o consumo do gengibre é seguro para a maioria das pessoas. A ingestão da raiz por gestantes é controversa. Alguns especialistas defendem que o gengibre pode afetar os hormônios sexuais do feto e até favorecer um aborto. Estudos sugerem, entretanto, que o risco de malformação em recém-nascidos de mulheres que faziam uso de gengibre não se mostrou mais elevado do que o normal.
A raiz também não tem relação com malformações ou partos prematuros. Mesmo assim, recomenda-se que o alimento seja evitado especialmente perto da data do parto, pois ele pode aumentar o risco de hemorragia. Não se sabe muito a respeito da segurança do consumo de gengibre no período de amamentação e, por isso, o ideal é que ele seja evitado.
O consumo de alimentos termogênicos, como o gengibre, não é recomendado para quem temhipertireoidismo, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. Além disso, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar dos alimentos termogênicos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

Riscos do consumo de gengibre

O gengibre pode favorecer hemorragias e, por isso, deve ser evitado por pacientes com distúrbios hemorrágicos. Além disso, a raiz mostrou piora em quadros de doenças cardíacas, devendo ser banidas da dieta, neste caso. O vegetal ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser necessário o reajuste das doses de insulina por pessoas que sofram dediabetes.

Efeitos colaterais do consumo de gengibre

Há relatos de azia, diarreia e desconforto estomacal após o consumo de gengibre. Neste caso, ele deve ser excluído da dieta.

Interações com o gengibre

O gengibre retarda a coagulação sanguínea, sendo contraindicado para pacientes que já fazem usos de medicamentos anticoagulantes por aumentar o risco de hematomas e sangramentos. A raiz ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser perigosa para quem toma medicamentos para controle do diabetes. Como eles já tem a função de reduzir o açúcar no sangue, o consumo do vegetal pode reduzir ainda mais a glicemia, oferecendo perigo dehipoglicemia ao paciente.
Também devem se precaver indivíduos que fazem uso de medicamentos para diminuição dahipertensão. A raiz age de forma a diminuir a pressão arterial, que pode ficar muito baixa com o uso concomitante do remédio, oferecendo riscos cardíacos ao paciente.

Quantidades recomendadas de gengibre

Embora não exista uma quantidade adequada de ingestão estabelecida, estudos sugerem que benefícios podem ser alcançados com o consumo de 2 a 4 g de gengibre por dia.
Para obter os benefícios termogênicos do gengibre, o ideal é o consumo diário, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. No caso do gengibre, é recomendada uma fatia média ou uma colher de café da forma em pó.
Fontes consultadas:

U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. 2001. USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14.
Nutricionista Daniela Jobst, da clínica NutriJobst, em São Paulo
Nutricionista Thatyana Freitas, da clínica Stesis, em São Paulo

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A MULHER LAURA CARNEIRO: Camilla MunizNão comer carboidratoà noite. Essa t...

A MULHER LAURA CARNEIRO: 
*Para adultos saudáveis e fisicamente ativos.Fonte: Nutricionista Gisela Peres, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.


Camilla Muniz
Não comer carboidratoà noite. Essa t...
: Camilla Muniz Não comer carboidrato à noite. Essa tem sido a regra número 1 a ser seguida por muita gente que quer emagrecer. Até agor...

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Carboidrato à noite pode! Antes vilão da dieta, o nutriente agora é a estrela do jantar .

Para a nutricionista Gisela Peres, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, carboidratos podem e devem ser consumidos à noite, para repor a energia gasta durante o dia, mas não sozinhos.


Camilla Muniz
Tamanho do texto A A A
Não comer carboidrato à noite. Essa tem sido a regra número 1 a ser seguida por muita gente que quer emagrecer. Até agora. Ao contrário do que se pensava, ingerir esse nutriente — e apenas ele — no jantar ajuda a afinar a silhueta. A tese é do nutricionista Marcelo Ferro, que vem ganhando fama em São Paulo com a chamada “dieta seletiva”. As informações são da revista “Vogue”.
No cardápio recomendado pelo especialista, proteínas devem ser consumidas no almoço (em geral, o prato é montado com uma fonte de proteína animal e vegetais). À noite, só carboidratos estão liberados. A ideia é nunca misturar os dois nutrientes na mesma refeição, pois, de acordo com Ferro, existem horários apropriados para a ingestão de cada alimento.
Para a nutricionista Gisela Peres, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, carboidratos podem e devem ser consumidos à noite, para repor a energia gasta durante o dia, mas não sozinhos.
— A escolha da proteína para acompanhar é essencial. Com ela, o carboidrato, que tem digestão muito rápida se estiver puro, fica mais tempo no estômago. Isso dá mais saciedade e equilibra a glicemia (nível de glicose no sangue) — explica.
Selecionar carboidratos mais saudáveis para comer à noite também faz diferença no emagrecimento. Segundo Gisela Peres, deve-se dar preferência àqueles de baixo índice glicêmico, cuja digestão é mais demorada. São frutas, cereais integrais e legumes como abóbora e cenoura. Pães brancos, arroz branco e batata inglesa devem continuar sendo evitados.
Sugestão de cardápio*
- Café da manhã
1 iogurte desnatado com 1 colher de sopa de granola sem açúcar
1 torrada ou 1 fatia de pão integral de cereais
1 fatia de queijo minas ou 1 colher de sopa de queijo cottage
1 colher de sopa de geleia de frutas light
1 porção de frutas picadas
OU
Vitamina feita com 1 copo de leite desnatado e 1 porção de frutas (adicionar duas 2 colheres de sopa de aveia antes de beber) + 1 castanha
- Lanche da manhã
Suco de frutas sem açúcar + 1 unidade de queijo processado UHT light
OU
Suco de frutas sem açúcar + 1 pacote pequeno de cookies light integrais (6 unidades)
OU
Suco de frutas sem açúcar + 1 porção de sementes de girassol ou sementes de abóbora torradas
- Almoço
4 a 6 colheres de sopa de arroz integral (ou batata-doce ou aipim cozido ou assado)
2 colheres de sopa de feijão ou ervilha ou lentilha ou grão-de-bico
4 colheres de sopa de vegetais (escolher quatro tipos de vegetais de cores diferentes, colocar 1 colher de sopa para cada)
1 pedaço de 100g a 150g de frango ou carne bovina magra (cozido, assado ou grelhado)
Salada de folhas à vontade (temperar com 1 colher de sobremesa de azeite ou vinagre ou gotas de limão)
- Lanche da tarde
1 xícara de chá de frutas ou flores + 1 porção de torradas com requeijão light
OU
1 sanduiche de pão integral com queijo minas ou peito de peru + 1 copo de mate ou limonada
- Jantar
"Yakissoba saudável" - cozinhar 50g de macarrão de grão duro ou integral e adicionar vegetais coloridos e cogumelos
OU
1 omelete de 3 claras e 1 gema com linhaça, aveia e cogumelos + salada verde
OU
1 porção de filé de peixe assado + vegetais + 1 porção de aipim ou batata-doce cozida ou assada
*Para adultos saudáveis e fisicamente ativos.
Fonte: Nutricionista Gisela Peres, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.


Leia mais: http://extra.globo.com/mulher/corpo/carboidrato-noite-pode-antes-vilao-da-dieta-nutriente-agora-a-estrela-do-jantar-9516316.html#ixzz2bwUDhKvP

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Boas Práticas Farmacêuticas: ALIMENTOS ORGÂNICO

“O tomate e o pimentão, por exemplo, apesar de não serem cultivados próximos ao solo, recebem grande quantidade de fertilizante, devido à alta incidência de fungos. Recomenda-se, sempre que for possível, retirar a pele do tomate em água fervente, mesmo depois de esterilizado”, disse Gisela Peres.
Para não errar na hora de consumir esses produtos, sigam algumas dicas. São elas:
1 - Ao escolher os alimentos, dê preferência pelos de menor porte. Quanto maior o tamanho, maior a quantidade de agrotóxicos utilizada;
2 - As verduras com um buraquinho de lagarta, que geralmente descartamos, mostram que o vegetal contém menos substâncias químicas;
3 - Compre alimentos que estejam na safra. Os produzidos fora da época recebem tratamento artificial extra;
4 - Separe os alimentos por espécie, em sacolas plásticas limpas. O ideal é trocar as que vieram do supermercado por novas e deixá-las amarradas, dentro da geladeira, por até duas horas. Essa técnica faz com que a substância se agrupe na superfície do produto e saia mais fácil na hora de lavar;
5 - Lave o alimento em água corrente, de preferência com o auxílio de uma escova;
6 - Evite chás e doces feitos a partir da casca de frutas, que é a parte que mais recebe os agrotóxicos. Se o consumo se fizer necessário, certifique-se de que as cascas passaram por um processo seguro de higienização, com auxílio de escova e detergente neutro;
7 - Frutas cortadas em rodelas para complementar bebidas, como o limão, por exemplo, também devem ser limpas com escova e detergente neutro.
Limpeza correta dos alimentos com agrotóxicos
Segundo a nutricionista, é necessário fazer a limpeza correta dos alimentos antes de ingeri-los. Ela ensina como pode ser feita a esterilização desses produtos: “Misture uma colher de sopa de água sanitária para cada dois litros de água filtrada. Faça a imersão total do alimento, deixando-o assim por uma hora. Depois, é só consumir normalmente, de preferência, aproveitando talos e folhas, que são altamente nutritivos”.

Boas Práticas Farmacêuticas: ALIMENTOS ORGÂNICO: Descubra como incluiir tanta saúde no seu cardápio. Eles podem custar um pouco mais c...

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Por Que Razão Devemos Comer Goiaba?

Banca em Minas Gerais, atentem, as  "junk food ", atras,  A Escolha é sua....



Meu suco de goiaba vermelha com laranja, farinha de linhaça dourada e semente de chia,
A goiaba é uma fruta pertencente da familia Myrtaceae e seu nome científico chama-se Psidium Guajava. A goiabeira é uma arvore com ate 7 mentro de altura, tem o tronco de casca lisa. A polpa varia entre branco e o amarelo,  e do rosa ao vermelho. Sua origem é Sul do México até  America Centra,l e especialmente no Brasil, e depois os portugueses e os espanhóis levaram para as colônias asiáticas e africanas e para as demais regiões tropicais do globo terrestre.
Onde é Cultivada a Goiaba?
A goiaba é cultivada em abundância na China, Índia, México e America do Sul. O Brasil é o maior produtor mundial de goiaba vermelhas. E o estado de São Paulo é o que mais produz, depois a região Nordeste em especial em torno do Rio São Francisco, nas cidades de Petrolina – PE e Juazeiro – BA.
TORTA DE NOZES FEITO EM CASA, SEM LACTOSE, BAIXO GLUTEN< COM RECHEIO DE GELEIA DE GOIABA<

Por Que Razão Devemos Comer Goiaba?
A Goiaba é uma fruta rica em Cálcio, fósforo, potássio e também é uma boa fonte de peticina, uma fibra dietética, contem grande quantidade de fotoquímicos como: fenóis, taninas, triterpenes, flavonóides, óleos essenciais, lectinas e carotenóides. Suas folhas também são ricas em flavonóides, quercetina que tem uma função antibacteriana e é indicado nos casos de diarréia. Sem falar nas vitaminas, A, B1, B2, B6 e principalmente a vitamina C. Algumas variedades acusam em media um teor de vitamina C de 80mg por 100g, a goiaba branca, amarela são mais rica em vitamina do que a goiaba vermelha. A laranja contém cerca de 45mg por 100g, que quase a metade da concentração da goiaba branca.
Exemplo de Composição Química
goiaba-amarelagoiaba-brancagoiaba-vermelha
Em cada 100 gramas de goiaba contem: Vitamina A
Amarela 
Branca ———-
33 mcg 
Vermelha—— 24mcg
Em cada 100 gramas de goiaba contem: Vitamina B1
Amarela——– 
59,00mcg
Branca
Vermelha——-190,00mcg
Em cada 100 gramas de goiaba contem: Vitamina B2
Amarela———183mcg 
Branca
———–156mcg
Vermelha——-154mcg
Em cada 100 gramas de goiaba contem: Vitamina B3
Amarela——–
0,77mg
Branca
Vermelha——-1, 2omg
Em cada 100 gramas de goiaba contemVitamina C
Amarela———
80,20mg
Branca———– 80,10mg 

Vermelha——–45,60mg
Pontos Positivos da Goiaba
Antibacteriano – As folhas da goiabeira tem propriedades anti-bactericidas e tem demonstrado ter elevado efeito de eliminação de bactérias nocivas inclusive a salmonela.
Colesterol – Para quem sofre deste mal a melhor opção é a goiaba vermelha, isto porque ela é rica me fibras soláveis e licopeno, estes tem um papel importante de impedi a absorção de gordura, ajudando a eliminar o mal colesterol, triglicéridos e  melhora  e a tensão arterial.
Diabete – Pesquisa  realizado com um grupo diabético tomando sucos de goiaba num período de quatro semanasmostrou redução de 25% da glicose no sangue. E as folhas também foram usadas nesta experiência e tiveram  bons resultados no controle da glicose.
Emagrecimento – Além de ser muito saborosa é baixa em calorias, 100 gramas desta fruta tem certa de 57 Kcal,
Problemas Intestinais- As folhas  são usadas como remédio caseiro feito em forma de chás indicado para todas as pessoas mas principalmente nas crianças.
Indicações Terapêuticas
  • Cólera – Fazer chá das folhas da goiabeira.
  • Diarréia e Desinteria  - Tomar o cha das folha da goiabeira. Cozinhar goiaba verde e tomar o caldo.
  • Problemas Gastrintestinais - Recomenda-se fazer refeições exclusivas de goiaba. Ou fazer chás  dos brotos da goiabeira juntos com as folhas da laranjeira azeda.
  • Pernas, pés inchados – Fazer chá das folhas e brotos da goiabeira.
  • Hemorragia uterina, Incontinência urinaria  - Fazer chá das folhas e brotos da goiabeira.
  • Tuberculose - Fazer chá das folhas e brotos da goiabeira.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Espaço Guria: Iogurte no lanche!




segunda-feira, 8 de julho de 2013


Iogurte no lanche!


Boa noite gurias!!!


O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal - chamadas probióticos. "Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias 'ruins'", explica a nutricionista Gisela. Esses micro-organismos contribuem para aumentar a imunidade. "O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas", complementa a nutricionista Gisela Peres.

Vou começar a semana escrevendo sobre algo que, particularmente, gosto muito, Iogurte!

Este alimento tão gostoso foi criado pelos búlgaros, eles tiveram a excelente ideia de disseminar cepas de bactérias boas — do time das Lactobacillus bulgaricus e dasStreptococcus thermophilus — no leite após sua fervura. Juntas, elas transformam a lactose, que é o açúcar natural do alimento, em ácido lático, conferindo um gosto azedo ao produto. Pronto: é a receita do iogurte. O que o povo da Bulgária não devia imaginar é que sua criação, depois de acertar em cheio no paladar de pessoas de cantos muito variados, chamaria a atenção de cientistas mundo afora.

Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), Nuno Borges, explicou que “a APN decidiu colaborar neste programa, de incluir o iogurte nas merendas, porque de facto é um tipo de alimento que sabemos estar hoje em dia associado a ganhos de saúde, nomeadamente pela sua composição nutricional, que fornece uma boa riqueza de alguns micronutrientes, nomeadamente de cálcio e algumas vitaminas, e por outro lado a sua densidade energética é baixa”.

“Um estudo recente, publicado numa das melhores revistas de medicina do mundo, a New England Journal of Medicine, mostra que o consumo de iogurte é o alimento que está mais associado a perdas de peso ao fim de dois anos, num grupo muito grande de pessoas que foi estudado”, sustentou.

O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal - chamadas probióticos. "Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias 'ruins'", explica a nutricionista Gisela. Esses micro-organismos contribuem para aumentar a imunidade. "O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas", complementa a nutricionista Gisela Peres.

Eaí gurias, depois dessas dicas que tal acrescentar iogurte nos nossos lanches???

Uma ótima semana à todas!!
Bjus

♥Analu De Tomasi♥